quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Luiz Fernando Veríssimo fala sobre o "BBB"


Para quem tem ou pretende construir família sob o mínimo da moralidade ...

Que me perdoem os ávidos telespectadores do Big Brother Brasil (BBB), produzido e organizado pela nossa distinta Rede Globo, mas conseguimos chegar ao fundo do poço...A décima terceira (está indo longe!) edição do BBB é uma síntese do que há de pior na TV brasileira. Chega a ser difícil, encontrar as palavras adequadas para qualificar tamanho atentado à nossa modesta inteligência.

Dizem que Roma, um dos maiores impérios que o mundo conheceu, teve seu fim marcado pela depravação dos valores morais do seu povo, principalmente pela banalização do sexo. O BBB 10 é a pura e suprema banalização do sexo. Impossível assistir, ver este programa ao lado dos filhos. Gays, lésbicas, heteros... todos na mesma casa, a casa dos “heróis”, como são chamados por Pedro Bial. Não tenho nada contra gays, acho que cada um faz da vida o que quer, mas sou contra safadeza ao vivo na TV, seja entre homossexuais ou heterosexuais. O BBB 10 é a realidade em busca do IBOPE..

Veja como Pedro Bial tratou os participantes do BBB 10. Ele prometeu um “zoológico humano divertido” . Não sei se será divertido, mas parece bem variado na sua mistura de clichês e figuras típicas.

Se entendi corretamente as apresentações, são 15 os “animais” do “zoológico”: o judeu tarado, o gay afeminado, a dentista gostosa, o negro com suingue, a nerd tímida, a gostosa com bundão, a “não sou piranha mas não sou santa”, o modelo Mr. Maringá, a lésbica convicta, a DJ intelectual, o carioca marrento, o maquiador drag-queen e a PM que gosta de apanhar (essa é para acabar!!!).

Pergunto-me, por exemplo, como um jornalista, documentarista e escritor como Pedro Bial que, faça-se justiça, cobriu a Queda do Muro
de Berlim, se submete a ser apresentador de um programa desse nível.
Em um e-mail que recebi há pouco tempo, Bial escreve maravilhosamente bem sobre a perda do humorista Bussunda referindo-se à pena de se morrer tão cedo.

Eu gostaria de perguntar se ele não pensa que esse programa é a morte da cultura, de valores e princípios, da moral, da ética e da dignidade.

Outro dia, durante o intervalo de uma programação da Globo, um outro repórter acéfalo do BBB disse que, para ganhar o prêmio de um milhão e meio de reais, um Big Brother tem um caminho árduo pela frente, chamando-os de heróis. Caminho árduo? Heróis?

São esses nossos exemplos de heróis?

Caminho árduo para mim é aquele percorrido por milhões de brasileiros, profissionais da saúde, professores da rede pública (aliás, todos os professores), carteiros, lixeiros e tantos outros trabalhadores incansáveis que, diariamente, passam horas exercendo suas funções com dedicação, competência e amor, quase sempre mal remunerados..

Heróis, são milhares de brasileiros que sequer têm um prato de comida por dia e um colchão decente para dormir e conseguem sobreviver a isso, todo santo dia.

Heróis, são crianças e adultos que lutam contra doenças complicadíssimas porque não tiveram chance de ter uma vida mais saudável e digna.

Heróis, são inúmeras pessoas, entidades sociais e beneficentes, ONGs, voluntários, igrejas e hospitais que se dedicam ao cuidado de carentes, doentes e necessitados (vamos lembrar de nossa eterna heroína, Zilda Arns).

Heróis, são aqueles que, apesar de ganharem um salário mínimo, pagam suas contas, restando apenas dezesseis reais para alimentação, como mostrado em outra reportagem apresentada meses atrás pela própria Rede Globo.

O Big Brother Brasil não é um programa cultural, nem educativo, não acrescenta informações e conhecimentos intelectuais aos telespectadores, nem aos participantes, e não há qualquer outro estímulo como, por exemplo, o incentivo ao esporte, à música, à criatividade ou ao ensino de conceitos como valor, ética, trabalho e moral.

E ai vem algum psicólogo de vanguarda e me diz que o BBB ajuda a "entender o comportamento humano". Ah, tenha dó!!!

Veja o que está por de tra$$$$$$$$$$$$$$$$ do BBB: José Neumani da Rádio Jovem Pan, fez um cálculo de que se vinte e nove milhões de pessoas ligarem a cada paredão, com o custo da ligação a trinta centavos, a Rede Globo e a Telefônica arrecadam oito milhões e setecentos mil reais. Eu vou repetir: oito milhões e setecentos mil reais a cada paredão.

Já imaginaram quanto poderia ser feito com essa quantia se fosse dedicada a programas de inclusão social, moradia, alimentação, ensino e saúde de muitos brasileiros?

(Poderia ser feito mais de 520 casas populares; ou comprar mais de 5.000 computadores!)

Essas palavras não são de revolta ou protesto, mas de vergonha e indignação, por ver tamanha aberração ter milhões de telespectadores.

Em vez de assistir ao BBB, que tal ler um livro, um poema de Mário Quintana ou de Neruda ou qualquer outra coisa..., ir ao cinema..., estudar... , ouvir boa música..., cuidar das flores e jardins... , telefonar para um amigo... , visitar os avós... , pescar..., brincar com as crianças... , namorar... ou simplesmente nada.

Assistir ao BBB é ajudar a Globo a ganhar rios de dinheiro e destruir o que ainda resta dos valores sobre os quais foi construído nossa sociedade.

Luiz Fernando Veríssimo

E os perseguidos?


Foto tirada no Monte das Oliveiras em Israel onde o sermão das Bem-aventuranças foi ensinado por Jesus. Segue o texto que recebi dos perseguidos escrito pela preciosa Mirian Pinheiro retratando uma bem-aventurança.

Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus. (Mt. 5 : 10)



A procura básica de todo ser humano é por uma vida repleta de realizações. Na morada de DEUS, este é o sentimento predominante. Nada falta no céu. Ali, nós temos referência para todo desejo do coração do homem. Se o homem busca a paz, no céu é o lugar onde ela se apresenta com todo o seu esplendor. Se for saúde, no céu não existe nenhuma doença. A cura de DEUS é presente. Se o homem tem falta de alegria, no céu tem em abundância. Se a riqueza for a procura do homem, no céu, até as ruas são cobertas de ouro, as paredes dos muros cravejadas de pedras preciosas. Existem doze portas no céu, que são construídas, cada uma delas com uma pérola. Isto tudo, à disposição dos filhos.

Por isso as bem-aventuranças começam e terminam com a mesma promessa – “a nossa herança é os céus”.

Aconteceu uma mudança em minha vida para que a realidade dos céus pudesse ser real. Ela sempre se apresenta na Pessoa de JESUS CRISTO.

Provavelmente João Batista já estava preso, quando JESUS proclamou as verdades do Reino. Tudo vai passar por modificação, para que este Reino seja implantado e visto.

No meu viver, serei questionado por muitas atitudes, que perderam seu valor diante de tantas heresias. Apesar disso, a minha posição é mostrar a todos, o que fazer para que aconteça a implantação do Reino de DEUS neste dia.

As velhas formas de religião não vão se render sem lutas. Vou lutar para ver coroado de êxito a proposta de JESUS para este tempo no qual estou vivendo. No que depender de mim, o Reino dos céus será implantado. Onde houver doenças, no Nome de JESUS, levarei cura; onde houver lutas, levarei a paz; onde houver tristezas, levarei a alegria; onde houver pobreza, levarei a abundância dos céus.

Tenho vivido assim! Tenho autoridade para repartir com os outros, o que tenho recebido de graça.

Mirian Pinheiro

Oração
Senhor JESUS tenho uma incumbência real neste dia. Vou promover o Reino dos céus. Pelas minhas forças, pouco ou quase nada vou conseguir. Conto com o Seu poder renovador. Em Teu Nome! Amém

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Paz!


“Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de DEUS”.
(Mt. 5 : 9)

Existem algumas formas para demonstrar que sou pacífico. Se a minha natureza foi presenteada com este comportamento, que para muitos, é adquirido, já me encontro em vantagem. Se já posso caminhar livremente com a paz que JESUS CRISTO colocou em meu coração, sou diferenciado em meio a uma sociedade desesperada. Se preferir a paz ao desacordo, fiz uma escolha certa. Se amar a paz, escolho estar onde ela se mostra visível.

Porém, com todos estes privilégios, minha postura será outra. Vou promover ativamente a paz e estabelecer a harmonia entre as pessoas.

Esta é uma proposta altruísta para minha vida. O mundo está envolto em violência, os homens não se entendem e a discórdia é pregada até como um meio de exaltar alguma divindade.

A paz reflete acordo entre partes que não podiam se relacionar. Esta paz só se tornará real quando o pecado for denunciado e as pessoas tiverem prazer em ter o caráter de JESUS CRISTO. Isto significa ter liberdade de espírito.

A paz que vem de DEUS traz consigo, realidades que são buscadas por todas as pessoas. Esta paz significa que conseguimos nos sentir bem enquanto muitos reclamam do momento presente. A felicidade, a tranqüilidade, a saúde e a prosperidade estão contidas dentro da paz.

O descanso, a quietude, tão difíceis de serem vistos, é característica de quem tem paz. É um comportamento sobrenatural, porque é um atributo divino. É a paz de CRISTO que mostrarei neste dia. Ela independe de tudo.

Minha vida será a constatação de que sou completamente realizado. O fracasso não faz parte dos meus empreendimentos. CRISTO é a minha paz e a minha força, Ele mesmo completará a obra que colocou em minhas mãos. E agora, me resta promover a paz.

Serei reconhecido como filho de DEUS, por ter as mesmas atitudes do meu Pai. A promoção da paz é o meu árbitro. Caminharei na certeza de que terei atitudes que revelam a minha filiação. Sou filho de DEUS!

Mirian Pinheiro

Oração
Esta é uma tarefa que será amplamente reconhecida. Vivo em meio a grandes lutas, em meio a guerras e rumores de guerra. Nada disso me intimida. Clamo pela paz de CRISTO e as circunstâncias não me atemorizaram. Em teu Nome Santo! Amém.